07 maio 2015

O que você tem que saber sobre morar sozinha


Esse post era para ser um vídeo mas houve uns probleminhas técnicos, então não foi hoje que inaugurei meu novo canal. Mas espero conseguir gravar um vídeo sobre o assunto, já que quero contar bem direitinho como foi tudo.
Hoje eu vim falar um pouquinho das coisas que vocês precisam saber antes de ir morar sozinho, coisas que eu aprendi com a minha experiencia. E como eu sei que tem bastante gente que quer dar esse passo na vida, por motivos de faculdade, porque sente que chegou a hora ou porque acha que tá pronto, eu resolvi fazer esse post pra tentar ajudar passando um pouco do que eu vivi.
Então vamos começar?

Junte bastante dinheiro!
Quando eu decidi morar sozinha a primeira coisa que eu fiz foi economizar uma grana. Eu estava indo para um cidade diferente e sem certeza de quanto tempo ficaria sem emprego. Hoje eu vejo que deveria ter guardado bem mais dinheiro antes de ter saído de casa, pois o dinheiro vai bem rapidinho.
Se você vai sair de casa mas vai continuar na sua cidade é melhor, porque se você tiver um emprego talvez você consiga se manter, mas também tenha uma reserva de emergência porque você sempre vai precisar. Agora, se você vai fazer como eu fiz, ir morar em outra cidade e sem emprego garantido, junte muito dinheiro, porque você não tem como prever quanto tempo vai levar para achar um fonte de renda.

Planeje tudo!
Ok, vou morar sozinha! Tenho a grana e certeza de que é isso que eu quero. Então comece a colocar no papel todas as despesas que você vai ter: cama, mesa e banho (digamos que o enxoval kkk), móveis, comida, remédios (é sempre bom ter um pouco pra tudo, aliás ninguém prevê uma dor de cabeça por exemplo), aluguel adiantado, água, luz, internet e grana reserva. Tenha certeza que você vai ter dinheiro suficiente para passar pelo menos uns dois a três meses. Gente, outra coisa é que no começo não dá de gastar horrores com decoração, deixem isso pra quando estiverem mais estáveis.

A primeira ida no mercado!
Essa é a parte mais legal, ou não! É muito emocionante você passar por todas aquelas gordices e pensar que pode levar tudo, mas se contenha, tenha uma meta estabelecida, uma listinha feita e não fuja do que você anotou, aliás, lembrem-se que agora vocês serão donas de casa, e precisam limpar a casa, produtos de limpeza tem estar na lista. Não comprem nada em exagero ou em grandes quantidades, vai por mim, a comida estraga tão rápido que você nem acredita como aquilo aconteceu, ou ainda ela vai durar meses e meses. Compre pouco e o que você tem certeza que vai consumir, evite desperdícios.

A solidão!
Você foi morar sozinho, os primeiros dias se divertiu, cantou, dançou e pintou o sete dentro de casa já que não tinha ninguém pra reinar com você. Mas uma semana depois... você sente que está ficando deprimida, ficar sozinho é uma bosta, não é nada do que a gente pensa que ia ser. É nesse momento que você começa a pensar em uma companhia, os pets, eu por exemplo adotei um hamster (oi Dekster <3). Só que, não é o suficiente, se você tiver algum conhecido que mora perto você vai notar o quanto vai amar visita-lo. Pense bem em morar sozinha se você é muito apegado aos seus pais, mas também pense que é um passo adiante na sua vida e uma hora você vai ter que ser independente.

A responsabilidade!
A partir do momento que você saiu da casa dos seus pais, você é dono de você, sendo assim, é também responsável pelo que faz ou deixa de fazer. Você vai ter que se policiar da forma que os seus pais faziam por você, porque não dá de sair fazendo tudo que da na telha, você tem que saber que para tudo há uma conseqüência e você quem vai arcar com ela. Você tem que ser responsável tanto para coisas sérias como contas, atos e compromissos, quanto para coisas simples, como arrumar a cama, lavar a louça, dar uma geral na casa, lavar a roupa e etc., as coisas não vão se fazer sozinhas, então se você gostava da casa arrumadinha da sua mãe lembre-se que é você quem vai ter que deixa-la de tal forma.

Morar ou não com alguém?
É bom você ter alguém para dividir as despesas de uma casa, ainda mais se você notar que todas as contas vão ficar muito apertadas para o seu bolso, mas há no que se pensar.
Essa é também uma decisão bem importante, afinal, se você for morar com alguém você tem que ter ideia que serão duas cabeças diferentes em um único ambiente, dependendo de com quem você for morar, vai ter uma criação completamente diferente da sua, são costumes diferentes, personalidades diferentes e não importa o quanto você conheça a pessoa, você só vai a conhecer direito quando tiver esse convívio tão próximo, independente se for amiga ou namorado, é tudo da mesma forma. No começo é difícil, mas uma hora vocês pegam o ritmo próprio de vocês e dai dá certo. Mas se você sabe que tem uma personalidade muito forte, evite dividir apartamento com alguém.

Abrir mão!
Outra coisa que vale ressaltar aqui é que nem tudo que você quiser fazer vai ser tão simples. Você pode achar que vai abalar em todas as festas sem hora pra voltar, vai chamar os amigos pra fazer a festa no seu apartamento, mas vai ver que não funciona assim. Nem sempre o $ vai ajudar, quando você vai morar sozinho é muito comum passar um tempo meio apertado, mas lembre-se que é muito mais importante você consegui pagar suas contas do que sair botando pra quebrar. Deixe as farras e as saídas para quando você estiver estável e sentir que o dinheiro que você gastar não vai afetar no seu orçamento da casa.


Bom gente, é isso, espero que vocês tenham esclarecido algumas duvidas e que eu tenha ajudado nessa decisão tão importante nas nossas vidas. Eu vou continuar fazendo posts sobre o assunto, em geral será tudo sobre morar sozinha, contando a minha experiencia ou de gente que eu conheço, e talvez a sua né, por que não? Contem nos comentários ou mandem por emails, vou adorar conhecer as histórias.


Se tiverem mais duvidas é só comentar que eu ficarei bem grata em conseguir responder e compartilhar com vocês a minha experiencia.

2 comentários :

  1. eu estou guardando uma grana porque quero morar sozinha, mas só de pensar que ainda falta muito para uma grana ok. já da uma desanimadinha
    http://www.hurricanestars.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você não pode desanimar, quando você juntar todo dinheiro vai se sentir muito orgulhosa de si mesma, aconteceu a mesma coisa comigo.
      Beijos.

      Excluir